Em média, funcionários da Apple ‘valem mais’ que os do Google

Redação11/02/2016 12h24, atualizada em 11/02/2016 12h41

20160211103521

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma maneira interessante de avaliar o sucesso comercial de uma empresa é calcular o valor de seu faturamento dividido, em média, por seus funcionários. Desse modo, analistas podem concluir quanto cada colaborador “vale” dentro do faturamento total de uma companhia. No ramo de tecnologia – hoje um dos mais rentáveis do mercado – a equipe da Apple parece “valer mais” do que a do rival Google.

O faturamento da Apple dividido por cada um de seus funcionários, ao longo de 2015, foi de US$ 2.032.304, enquanto o do Google foi de US$ 1.160.648 no mesmo período. O levantamento do site PhoneArena ainda mostra os valores correspondentes aos de outras grandes empresas de tecnologia:

  • Yahoo: US$ 419.830
  • Twitter: US$ 462.009
  • Microsoft: US$ 789.145
  • Facebook: US$ 1.412.655

No entanto, faturamento nem sempre significa lucro: uma empresa pode até estar gerando muito dinheiro, mas nem sempre o saldo acaba positivo no fim do ano. Ao dividir os lucros das empresas por funcionário, a média continua deixando a Apple no topo da lista e superando Google, Microsoft e Facebook.

  • Twitter: – US$ 129.334
  • Yahoo: US$ 54.182
  • Microsoft: US$ 102.822
  • Google: US$ 250.367
  • Facebook: US$ 290.600
  • Apple: US$ 464.296

O levantamento mostra que, mesmo em baixa, o Yahoo consegue reverter mais lucros por funcionário do que o Twitter – atualmente passando por uma transição que pode torná-lo mais parecido com o Facebook. Ainda assim, destituir a Apple da liderança continua uma tarefa árdua para suas rivais.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital