Detectar tendências e padrões de comportamento do consumidor é essencial para o sucesso de estratégias de marketing. Nesse contexto, a Inteligência Artificial também desponta como uma ferramenta essencial para a elaboração de mensagens específicas e personalizadas, como ofertas e anúncios especiais. E a tecnologia móvel tem tudo para ser a principal fonte de informações sobre as preferências do consumidor e o momento ideal para contatá-lo.

Afinal, os smartphones estão de tal forma conectados com nossas vidas que muitas vezes podem saber mais sobre nós do que nós mesmos! Como? Eles registram, por exemplo, em quais locais estivemos e até o caminho que foi feito (aplicativos como o Waze sabem muito bem isso), além de nos ajudarem a registrar cada momento com fotos de nossas vidas, que são compartilhadas freneticamente nas redes sociais (estima-se que mais de 300 milhões de fotos são publicadas por dia no Facebook). E com os novos recursos de Inteligência Artificial ele é capaz até de identificar nossos sentimentos, com as câmeras capturando um sorriso espontâneo ou mesmo uma cara triste e analisando itens em nosso rosto como a posição da boca. Essa tecnologia também monitora nossos hábitos e decisões por meio do que escrevemos ou consultamos em nossos aparelhos.

Essa tendência começa a impactar o marketing, com alguns efeitos importantes: maior nível de exigência, oferta de métricas mais precisas e busca pela criatividade. Um exemplo disso é o que faz o Google, uma plataforma que, ao utilizar os recursos de IA, permitiu que as buscas entendessem as palavras-chave e avaliassem a satisfação dos usuários de acordo com sua interação com os resultados obtidos. Outro exemplo é a Amazon, que está usando a Inteligência Artificial para analisar o comportamento de compra de seus clientes.

Uma pesquisa realizada pela Demandbase com 500 executivos de marketing B2B mostrou que 80% acreditam que a IA revolucionará o marketing até 2020. No entanto, apenas 10% dos profissionais de marketing pesquisados usam a Inteligência Artificial, e apenas 26% sabem como integrar e implementar a tecnologia em suas campanhas de marketing. Ou seja, há um grande campo ainda a ser explorado.

De acordo com um relatório da ComScore, o smartphone representa 65% do tempo de mídia digital. Nada mais justo que os celulares sejam a principal forma de democratizar o acesso à Inteligência Artificial, atingindo mais consumidores, de forma mais rápida, prática e personalizada.

Os dispositivos melhorados com IA estão se tornando populares. Afinal, esse recurso, até então restrito aos smartphones mais caros, começa a chegar aos modelos intermediários (aparelhos bem melhor equipados que os celulares de entrada e com preços muito mais acessíveis que os celulares topo de linha). É o caso, por exemplo, do aparelho K12+, da LG, lançado recentemente no Brasil, que custa pouco mais de mil reais e foca na Inteligência Artificial. Tanto que inclui um botão específico para o acesso ao Google Assistente.

A integração da Inteligência Artificial em aplicativos de vendas de e-commerce chegará a um ponto no qual as lojas saberão o que as pessoas querem antes mesmo de fazerem uma busca, apenas monitorando seus hábitos. Surpreender os clientes com anúncios atraentes e personalizados resultará em maior apelo e respostas corretas, atingindo os objetivos das campanhas. A integração da IA unifica as duas dimensões: aplicativos para smartphones e o marketing móvel em um ambiente homogêneo, para que os usuários tenham uma experiência melhor, com elaboração de ações personalizadas.

Sem dúvida, com a integração cada vez maior da Inteligência artificial aos smartphones, as empresas saberão cada vez mais sobre os hábitos do consumidor, e até o momento ideal para contatá-lo, o que tornará essa experiência mais natural e personalizada.