O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta quarta-feira (17). Sem a isenção, o estudante terá de desembolsar o valor de R$85,00. Para conferir se o solicitante foi contemplado com o desconto, ele deve acessar a Página do Participante e entrar com sua senha e CPF.

Caso o candidato não consiga a isenção, ele pode entrar com um recurso entre os dias 22 a 26 de abril para uma nova análise. Para quem vai realizar o Enem 2019, mesmo sem a isenção, é necessário acessar o site do exame e concluir sua inscrição a partir do dia 6 de maio. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. 

Os candidatos que podem realizar o Enem sem pagar a taxa de inscrição são os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em rede pública, pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública, os que declararem condições de baixa renda e estejam inscritos no Cadastro Único e estudantes da rede privada que tenham bolsa integral e cuja renda familiar seja de até meio salário mínimo por pessoa.

De acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,6 milhões de candidatos fizeram o pedido de isenção. Esse é o segundo ano em que é necessário solicitar o benefício antes das inscrições serem realizadas.

A nota do Enem pode facilitar o ingresso do jovem às faculdades públicas, por meio do Sisu, ou em instituições particulares, através do Fies e Prouni (ambos programas de financiamento de mensalidades do governo federal).

VIA: G1