Desde que assumiu a presidência do país, Jair Bolsonaro tem se notabilizado pela constante atividade nas redes sociais, seja com as lives, os anúncios de ações e planos de governo, ou até mesmo com as postagens mais polêmicas. Agora, essa participação virtual foi oficialmente reconhecida: uma pesquisa aponta que o presidente do Brasil é o líder de uma nação mais ativo no Facebook.
O estudo foi realizado pela agência de comunicação Burson Cohn & Wolfe (BCW) e reuniu dados de cerca de mil páginas. No Facebook, Bolsonaro disparou na liderança, registrando 145 milhões de interações (reações, comentários e compartilhamentos) nos últimos 12 meses. As demais redes sociais, como Twitter e Instagram, serão consideradas somente em análises posteriores.
No quesito popularidade, porém, o líder brasileiro ainda segue bem atrás. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, está no topo do ranking, com 43,5 milhões de seguidores. Ele é seguido do líder norte-americano, Donald Trump, que registra mais de 23 milhões de “curtidas” na página pessoal. Ainda assim, o presidente dos EUA conta com “apenas” 84 milhões de interações, quase a metade do que Bolsonaro alcançou com 9,5 milhões de seguidores.
Entre os líderes latino-americanos, o presidente brasileiro também lidera com imensa folga. O mais popular depois de Bolsonaro é o mexicano Andres Manuel López Obrador, com 5,6 milhões de seguidores. Ele é acompanhado de perto pelo colega argentino Mauricio Macri, com 4,4 milhões.
A pesquisa também notou um aumento no uso de posts impulsionados pelos governantes, uma tendência frente à nova política de algoritmos do Facebook, que fez os líderes perderem 32,3% em interações em relação a 2016. Donald Trump puxa a fila dos clientes do Facebook: desde a criação de sua conta, ele pagou por mais de 50 mil anúncios. Mas Trump não é o único: a primeira-ministra britânica Theresa May, por exemplo, fez isso com 74 publicações desde dezembro, com o objetivo de promover suas propostas para o Brexit.
Ao todo, a BCW analisou a atividade de 962 páginas de chefes de estado e de governo no Facebook. Até o dia 1º de março de 2019, elas combinavam um total de 345 milhões de seguidores e 450 mil postagens nos últimos 12 meses. No total, foram registradas 767 milhões de interações.
Fonte: BCW Global