Por Marcelo Gripa
Saiu a atualização trimestral do relatório da OpenSignal, que mostra a situação do 4G no mundo. As notícias não são muito boas para os brasileiros: a velocidade média do 4G nacional caiu nos últimos três meses, e a cobertura também não melhorou, segundo o estudo.
A medição da OpenSignal é feita com base no aplicativo da empresa, o qual os usuários podem instalar em seus celulares para medir a qualidade da sua conexão e do serviço prestado pelas operadoras. Mesmo que não seja a métrica mais confiável, essas estatísticas são usadas para gerar um panorama da internet móvel global.
No Brasil, a OpenSignal constatou que a velocidade média do 4G brasileiro agora está em 12 Mbps. Apesar de não ser uma velocidade ruim, ela é inferior do que a registrada no trimestre anterior, que era de 16 Mbps, indicando que a velocidade média caiu.
A explicação mais provável pela queda é que os planos 4G e os aparelhos habilitados a conectar-se às novas redes móveis estão mais acessíveis. Isso faz com que haja mais pessoas conectadas, causando um pouco mais de congestionamento, reduzindo a velocidade da internet.
A queda na velocidade também fez com que o país caísse consideravelmente no ranking de velocidade entre os 68 países analisados. Se no terceiro trimestre de 2015 o Brasil ficava na 24ª colocação, no quarto trimestre o país ficou em 42º devido à perda de velocidade média.
A OpenSignal também divulgou quais operadoras tiveram o melhor resultado em velocidade média:
- Vivo: 15 Mbps
- Oi: 13 Mbps
- Claro: 12 Mbps
- TIM: 9 Mbps
- Nextel: 3 Mbps
Cobertura
Toda vez que é publicado um novo relatório da OpenSignal, fica clara uma coisa: a velocidade do 4G brasileiro não é muito ruim. O problema é a falta de cobertura, que impede com que usuários aproveitem as boas velocidades da internet 4G.
Infelizmente, não temos boas notícias também. A cobertura ficou praticamente estagnada, o que significa que não houve grande evolução nos últimos três meses.
O estudo da indica que os brasileiros (onde a rede está disponível e quem tem um plano habilitado) passaram 53% do tempo conectados a uma rede 4G no trimestre mais recente. No terceiro trimestre, o tempo era de 51%. Na prática, pouca coisa mudou, o que não é um bom indicador.
Estas foram as operadoras que se saíram melhor em relação à cobertura 4G:
- Vivo: 53%
- Claro: 52%
- Nextel: 50%
- TIM: 50%
- Oi: 43%