A atividade de vender acontece desde que o mundo é mundo. Mesmo quando ainda não existia o conceito de moeda, as pessoas negociavam e trocavam produtos ou serviços. Ou seja, elas identificavam um possível comprador, faziam a oferta e, como pagamento, obtinham algo que fosse de interesse ou necessidade.

Os tempos mudaram, novos procedimentos apareceram e diferentes formas de vender surgiram, mas a essência permanece. Para se obter o resultado esperado em qualquer negócio, é fundamental que se conheça profundamente o mercado, o produto ou serviço que será oferecido e o melhor potencial cliente.

Partindo dessa premissa, a tecnologia tem se apresentado como uma ferramenta extremamente poderosa para as empresas. O Big Data Analytics e a Inteligência Artificial, por exemplo, impactam diretamente na gestão da força de vendas. Ao ter em mãos informações como os perfis dos clientes, produtos mais escolhidos e o período em que acontece a compra, os vendedores otimizam suas atuações, melhorando os resultados.

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Podemos citar dois bons cases de sucesso. Utilizando modelagens estatísticas de dados, uma empresa multinacional de softwares conseguiu, em uma de suas unidades de negócio, alcançar 77% de leads aderentes, o que aumentou em 18% sua conversão e gerou um ROI de 1000% sobre uso da plataforma de Big Data Analytics. Por sua vez, uma instituição bancária, com o intuito de apoiar a prospecção de clientes de alto potencial, fez uso da tecnologia e captou mais de 2,2 mil novas contas em apenas um ano, registrando um crescimento médio de 6% em aquisição e receita.

As empresas que traçam metas e estratégias baseadas em informações reais e atualizadas aumentam consideravelmente suas possibilidades de melhorar sua performance.

Essa é uma realidade que está impactando profundamente a sociedade e a maneira de se fazer negócios. Grandes especialistas como o Dr. Kumar Krishen, pesquisador sênior e chefe de tecnologia do departamento de tecnologia de exploração da NASA, e Avi Goldfarb, cientista-chefe de dados no Creative Destruction Lab, que estarão no Brasil, em abril, participando do Data Driven Business 2019, há anos vêm pesquisando os próximos passos das inovações e os reflexos econômicos e sociais das novas tecnologias.

As expectativas são as melhores. Ao mesmo tempo em que o avanço da tecnologia tem acontecido em uma velocidade exponencial, ele está a tornando cada vez mais democrática e acessível.

A implementação de soluções tecnológicas no dia-a-dia das organizações certamente fará com que elas ganhem mais, potencializando seus lucros, ou percam menos, mitigando os riscos inerentes ao seu corebusiness. Nas duas opções, o resultado é, sem dúvida, positivo à saúde econômica e financeira das companhias.