Na última segunda-feira (25) começou a circular um boato entre os usuários do Twitter de que ao mudar a data de nascimento para 2007 o serviço iria desbloquear um novo esquema de cores e poderia facilitar para que a conta se tornasse verificada e ganhasse o selo azul. Alguns dos que resolveram tentar a alteração sofreram a consequência de ter a conta bloqueada sendo acusados de violar os termos de serviço da empresa, que “exigem que todos que usam o Twitter tenham 13 anos ou mais”.
We’ve noticed a prank trying to get people to change their Twitter birthday in their profile to 2007 to unlock new color schemes. Please don’t do this. You’ll get locked out for being under 13 years old.
— Twitter Support (@TwitterSupport) 26 de março de 2019
Assim como muitas coisas se tornam virais on-line – vídeos engraçados, memes, desafios e todo tipo de sugestões e dicas úteis, muitos usuários da rede socias estão sendo encorajados a realizar a alteração de data de aniversário. Entretanto, a maioria teve seu perfil bloqueado e recebeu a mensagem: “Determinamos que você não atendeu ao requisito de idade mínima no momento em que essa conta foi criada”.
Essa ação acabou trazendo para pauta o assunto das leis que visam dar aos usuários mais controle sobre seus dados, e exigem que as crianças obtenham o consentimento verificável de um pai ou responsável para usar os serviços da Internet ou visitar sites que processam informações pessoais. O Twitter é uma rede que não exige (o preenchimento é opcional, não obrigatório) que os usuários insiram suas datas de nascimento e que começou a bloquear contas de pessoas que aparentavam ter menos de 13 anos em meio do ano passado, quando a União Européia implementou seu Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
O porta-voz da empresa disse que havia notado a tendência de mudança de data de nascimento na terça-feira, depois que várias contas acionaram o bloqueio automático.
Fonte: BetaNews