Ao comprar um notebook, você sempre deve tomar alguns cuidados para escolher a melhor opção que se adeque as suas necessidades. E, é claro, você nunca espera ter problemas com ele, mas se isto ocorrer, a melhor opção é procurar a sua assistência técnica autorizada no Brasil.

Como cada marca adota um método diferente para fazer a manutenção de seus aparelhos, o Olhar Digital entrou em contato com as principais marcas de notebooks no Brasil, como a Asus. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Asus no Brasil.

A Asus possui atendimento online, visita técnica ou é necessário ir até uma loja ou assistência autorizada? É possível fazer o envio do aparelho via correios ou por outro meio?

O atendimento online na Asus é feito chatbot dentro de seu site, através de consultas da FAQ ou até mesmo via um formulário de dúvidas técnicas, disponível para preenchimento na mesma aba de suporte. Além deles, também existe um formulário online caso o cliente realmente necessite de reparo técnico.

Durante o preenchimento destes processos, o cliente receberá algumas orientações para resolver o seu problema sem a necessidade do envio dele para assistência. Caso não tenha sucesso, ao final do formulário, um protocolo será enviado para o seu e-mail com o código de envio para a postagem ser feita nos Correios para o Centro de Reparos Especializado. Outra possibilidade de atendimento é através do Call Center, onde o cliente pode tirar dúvidas pelo telefone 3003-0398 ou 0800-288-8888 com o horário de atendimento de segunda a sexta-Feira das 08:00 às 20:00h e aos sábados das 08:00 às 14:00h.

Como encontrar a assistência técnica autorizada mais próxima?

O atendimento para notebooks é efetuado via Correios para nossa Central de Reparos. Para encontra-las, entretanto, o consumidor deve entrar no neste link site e preencher o formulário com a sua solicitação.

Como identificar se o aparelho ainda está na garantia?

A garantia dos produtos da ASUS tem validade de 12 meses a partir da data da compra do produto. Para se certificar que o aparelho esteja na garantia, é necessário conferir a nota fiscal.

A empresa oferece algum método de recuperação de dados do HD?

O cliente é aconselhado a fazer o backup das informações antes do envio do equipamento para o Centro Nacional de Serviços A recomendação é que o produto só seja enviado com o backup feito pelo cliente.

O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?

No momento, a ASUS não tem um programa de empréstimo enquanto é realizado o conserto do aparelho.

Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?

A ASUS segue o Código de Defesa do Consumidor (CDC), sendo o prazo máximo para a devolução do produto reparado de 30 dias. Ainda assim, a maior porcentagem dos reparos feitos pela empresa leva 5 dias úteis em média.

Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e o consumidor precisa pagar pelo serviço?

A garantia cobre problemas técnicos de Hardware em condições normais de utilização, não cobrindo problemas causados por danos decorrentes de mau uso ou uso inadequado, incluindo, mas não se limitando a quedas, golpes, fogo, alta umidade ou chuva, produtos de limpeza, exposição ao excesso de calor, interferência magnética, armazenamento, adaptadores desconhecidos ou danificados, utilização de objetos pontiagudos, violação, transporte inadequado, dentre outros. Além disto, danos causados por reparo e/ou modificação por pessoal não autorizado e por acessórios e produtos de terceiros não homologados pela ASUS também violam a garantia do aparelho.

Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado? Se sim, por que?

A Asus busca sempre atender todas as solicitações dos consumidores da melhor maneira possível e por isso, o produto passa por uma avaliação técnica para classificar cada caso e assim, determinar qual será o procedimento.