No final do ano passado 15 milhões de usuários do Instagram foram ao 2015bestnine.com para criar uma montagem com suas nove fotos mais curtidas ao longo dos últimos meses, incluindo personalidades como Taylor Swift (relembre). Pois o que parecia ser um site para divertimento momentâneo acabou tendo se revelado um cavalo de Troia.

Uma parte considerável das pessoas que usaram a página – 130 mil delas – foi automaticamente cadastrada num serviço de relacionamentos chamado Nine, segundo informa o BuzzFeed News. As colagens feitas pelo 2015bestnine.com foram transformadas em foto de perfil desses internautas que inauguraram sem querer o novo concorrente do Tinder.

Tudo foi ideia de dois japoneses: Yusuke Matsumura e Mai Sekiguchi, cofundadores da desenvolvedora de aplicativos Lip. O app Nine chegou à App Store nessa segunda-feira, 1, já com alguns diferenciais que deixam os concorrentes com inveja – o principal deles? 76% dos 130 mil cadastrados são mulheres. Além disso, a maioria dos usuários tem de 18 a 24 anos, e Nova York e Los Angeles estão entre as cidades mais populares do Nine.

Claro que, uma vez tendo descoberto que está num serviço de relacionamentos, boa parte dessas pessoas tende a deixar o Nine. É difícil prever quantos permanecerão por vontade própria, mas mesmo os desavisados ficarão por lá engrossando os números da empresa e chamando a atenção de investidores.