Em seu celular você deve possuir muitos aplicativos instalados, que por muitas vezes, dependem de uma conta para funcionar, como o Messenger ou o WhatsApp, por exemplo. Neste cenário, caso você tenha mais de uma conta para um mesmo serviço, nem sempre é possível fazer uso de todas elas em um mesmo aparelho.
Felizmente, caso você utilize o Android, através de aplicativos disponíveis na Google Play, você consegue duplicar um programa instalado no celular para utilizar duas contas diferentes sem precisar de um outro aparelho. A seguir, veja como duplicar aplicativos no Android.
Importante
Apesar de parecer um processo complexo, o método demonstrado a seguir não requer que o Android tenha root. Além disto, nenhuma mudança será feita no aplicativo original, ou seja, você poderá continuar a utilizá-lo sem maiores problemas.
Como duplicar um aplicativo no Android
Para realizar a tarefa mencionada, assim como foi dito acima, este não é um recurso nativo do Android e, portanto, será necessário obter um programa capaz de realizá-la. Confira como fazer:
- Acesse a Google Play e realize o download do Dual Space;
- Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, toque em “Habilitar” e conceda a permissão solicitada;
- Então, toque no ícone de “+”, selecione o aplicativo a ser duplicado e clique em “Clone”;
- Aguarde o processo ser realizado.
Depois do processo acabar, você notará que o Dual Space não adiciona nenhum atalho novo do programa selecionado na sua grade de aplicativos. Então, para utilizá-los, basta seguir estes passos:
- Na tela principal do Android, toque no ícone do “Dual Spaces” e selecione o aplicativo duplicado. Para este tutorial, o WhatsApp foi clonado e, por isso, ele não tem mais aquele ponto vermelho em seu ícone;
- Agora, ao abrir o aplicativo, em sua primeira execução, você deverá fazer a sua configuração inicial para que ele funcione corretamente.
Pronto! Agora, basta aproveitar os aplicativos com quantas contas você precisar. Caso o aplicativo a ser duplicado receba notificações importantes, será necessário deixar o Dual Spaces rodando em segundo plano para que elas possam ser exibidas corretamente.