Em um movimento favorável ao consumidor, a Apple mudou sua política de reparo de bateria. Agora a marca está fazendo consertos de iPhones com assessórios de terceiros, ou seja, nos aparelhos que já não são originais, nos seus Genius Bars e nos AASP (Authorized Service Providers).

De acordo com o canal MacRumors, que teve acesso aos documentos internos, a regra de não reparar aparelhos que tivessem passado por algum tipo alteração com baterias de terceiros foi substituída.

Assim, os técnicos da marca poderão realizar serviços de conserto normalmente em microfones, placas lógicas ou tela, mesmo que detectem uma bateria de terceiros ao abrir o telefone. Em relação às mudanças referentes à bateria, a Genius Bar e a AASP terão permissão para substituir os componentes de terceiros por oficiais da Apple, cobrando uma taxa padrão. 

Outra novidade também se refere à substituição do iPhone pelo custo da troca de bateria caso esta esteja com as abas quebradas.

Após mudar sua política em 2017 e começar a aceitar telas de terceiros e manter a cobertura de garantia, a Apple agora passa por mais alterações em suas regras. Uma das questões que levou a empresa a adotar essa medida foi para poder prolongar a vida de seus smartphones e lidar com a questão de que seus clientes estavam substituindo as peças originais pelas de terceiros e isso impactou em suas vendas.

A resistência tida até então pela empresa é semelhante à de algumas de suas concorrentes em relação ao Direito de Reparo, e estava levando seus consumidores a consertarem os dispositivos por conta própria. A Apple ainda não se pronunciou sobre a nova política, mas muitos dos usuários já estão comemorando.

Fonte: The Verge