Tela de LED chega ao cinema brasileiro; saiba quanto vai custar a experiência

O Cinépolis do Shopping Iguatemi JK, em São Paulo, é o primeiro a ter a tecnologia no país. Quando exibidas nessa tela, as imagens têm maior nitidez e luminosidade
Roseli Andrion27/02/2019 18h51, atualizada em 27/02/2019 19h15

20190227035938

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Esta é para os cinéfilos: ver filmes no cinema com qualidade LED já é possível no Brasil. A primeira tela do tipo no país acaba de ser inaugurada em São Paulo e fica no Cinépolis do Shopping Iguatemi JK. Chamada de Samsung Onyx, a tecnologia consiste em módulos de LED e, além de estar disponível para salas de cinema comerciais, pode ser usada em casa.

Segundo Kaue Melo, diretor de B2B da Samsung Brasil, essa primeira tela instalada no país tem de 455 polegadas preenchidas com mais de 8 milhões de LEDs, o que dá a ela um contraste infinito. Além disso, o modelo atinge até 300 nits (uma unidade de medida de luminosidade), enquanto uma tela comum só chega a 48 nits. “Para completar, a resolução é 4K (4.096 x 2.160 pixels)”, diz. Essa tecnologia, aliada ao formato diferenciado de projeção proporcionado pelo LED (que não é afetado pela luz ambiente), evita distorções e proporciona uma sensação real de imersão.

Na opção residencial, o que muda é o LED utilizado nos módulos. Segundo Melo, poderia até ser usado o mesmo componente, mas como o tamanho dos ambientes domésticos em geral é menor, não faz sentido. “No cinema, o LED é P2.5 (2,5mm pontos por pixel). Já para casas, usa-se o P1.5.”

Segundo Luiz Gonzaga de Luca, presidente do Cinépolis, a tela LED oferece até 10 vezes a luminosidade de uma projeção convencional. “São 60 mil lúmens. Seu uso é ajustado conforme a necessidade do filme exibido”, explica. “Em obras com cenas mais escuras e naquelas com imagens em 3D, a diferença na nitidez é muito grande.”

A reportagem do Olhar Digital assistiu a parte do filme “Alita: Anjo de Combate” na nova tela e notou que a diferença nas imagens é realmente grande. É possível ver até ruguinhas quase imperceptíveis (e que, certamente, não estariam visíveis em uma tela comum) em volta dos olhos de Jennifer Connelly, que interpreta Chiren. Além disso, as cenas são muito mais iluminadas do que no cinema convencional.

Preços dos ingressos

Toda essa experiência tem um preço. O ingresso individual para a sala com tela Samsung Onyx do Shopping Iguatemi JK custa de R$ 67 a R$ 84, a depender do dia e do horário da sessão. Estudantes e idosos pagam meia.

Quem quiser ter a novidade em casa, por sua vez, deve consultar a Samsung para saber o preço do produto. “Os projetos são personalizados de acordo com o ambiente em que os módulos de led vão ser instalados. Então, o custo é definido com base nas características específicas do local”, explica Melo, da Samsung.

Colaboração para o Olhar Digital

Roseli Andrion é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital