Agora, a inteligência artificial não só é capaz de identificar coisas, mas também de criá-las do zero. E um novo exemplo disso pode ser visto no site This Airbnb does not exist, que apresenta uma coleção de fotos de quartos em residências que não existem.
Isso é possível graças às redes geradoras antagônicas (GAN), uma nova aplicação de inteligência artificial que vive um momento de avanços. O sistema consiste em duas redes neurais, que competem entre si para criar algo novo a partir do que foi aprendido. É o que deixa as máquinas mais próximas de algo parecido com a imaginação humana.
O site, que agora é redirecionado para o endereço This rental does not exist — talvez para evitar conflitos com a Airbnb —, mostra um anúncio falso de um apartamento para aluguel com imagens de cômodos totalmente criadas por algoritmo.
De forma semelhante aos exemplos de criação espontânea de rostos humanos ou de gatos, cada vez que se atualiza a página, aparece um lugar novo. A engenhoca funciona graças à StyleGAN: uma “arquitetura de geração baseada em estilo para as redes geradoras antagônicas”.
Modelos de aprendizagem automática
Assim, são criados o anúncio falso e as fotos do apartamento imaginário. Todo o conteúdo do site é produzido por meio de modelos diferentes de aprendizagem automática. As fotos são produzidas por padrões treinados previamente por NVIDIA — ele foram os pioneiros em mostrar resultados na geração espontânea de rostos com as GAN e já têm uma ampla base de dados.
O que mais assusta é que os modelos podem ser implementados por qualquer um — e sem grandes recursos computacionais. Outra demonstração de que, para enganar muita gente, não é necessário ter um super equipamento. No caso desse site, os desenvolvedores utilizaram as bases de dados de residências do NVIDIA, sem fazer qualquer alteração no código do StyleGAN. Para o anúncio, pegaram as listagens da Airbnb no OpenDataSoft.
A motivação por trás disso é basicamente a mesma que teve o criador de This person does not exist (que já saiu do ar). Primeiramente, o objetivo é comprovar que até sem grandes artifícios tecnológicos é possível criar uma sequência fantasiosa de apartamentos no Airbnb. Por último, é conscientizar que qualquer um sem muita experiência consegue replicar os resultados e enganar muitas pessoas — se elas não prestarem atenção.