O Kindle Paperwhite é o modelo intermediário do leitor eletrônico da Amazon. Nesta quinta-feira, 7, a empresa lançou no Brasil a mais nova geração do dispositivo, que agora é mais leve, mais fino e à prova d’água.
O novo aparelho custa R$ 499 na versão com 8 GB. Uma das novidades desta geração é que agora você pode comprar uma versão com 32 GB, que custa R$ 649. Não há opção com suporte a 3G e 4G desta vez, apenas com suporte a Wi-Fi.
O Kindle Paperwhite que chega ao Brasil agora tem 8,18 milímetros de espessura e pesa 182 gramas. Como comparação, o modelo que estava à venda no site da Amazon até ontem tinha 9,1 milímetros de espessura e pesava 205 gramas na versão só com Wi-Fi.
Outra diferença no design do aparelho é na tela, que agora é totalmente plana em relação ao restante da parte frontal do dispositivo. A tela e-ink, por sua vez, continua com 6 polegadas 300 pixels por polegada de resolução, assim como a versão anterior.
O novo Kindle possui certificação IPX8, o que garante que ele é “à prova d’água”, segundo a fabricante. O aparelho foi projetado para sobreviver a “mergulhos acidentais” em até dois metros de água doce por, no máximo, 60 minutos.
Além disso tudo, o novo Kindle Paperwhite mantém o diferencial em relação ao Kindle básico de oferecer iluminação embutida. O brilho neste modelo é maior, graças aos cinco LEDs integrados à tela (o antecessor tinha só quatro LEDs).
Para comemorar o lançamento do novo Kindle Paperwhite, a Amazon está oferecendo três meses grátis do Kindle Unlimited para quem comprar o e-reader até 7 de março. O Kindle Unlimited é uma espécie de “Netflix dos ebooks” que dá acesso a mais de 5 milhões de livros digitais por uma assinatura mensal. Normalmente, o serviço custa R$ 19,90.
Além da Amazon, outras lojas que venderão o novo Kindle Paperwhite são C&A.com, Kalunga, Magalu.com e unidades físicas da Livraria da Vila. As capinhas oficiais do novo e-reader também já estão disponíveis no site da Amazon custando a partir de R$ 79, em múltiplos modelos, materiais e cores.
Outros produtos que a Amazon tem em seu catálogo original são o Kindle “normal” de oitava geração, a versão básica, mais barata, que não tem iluminação embutida nem é à prova d’água; e o Kindle Oasis, o topo de linha, mais caro, que tem botões físicos, design mais fino leve e também é à prova d’água. Além disso, a empresa vende por aqui o Fire TV stick, um reprodutor de mídia que compete com o Chromecast.
Expansão da Amazon no Brasil
O lançamento do novo Kindle Paperwhite no Brasil estava marcado originalmente para 21 de janeiro, mas a data coincidia com a estreia da nova loja virtual da Amazon no país. Desde o mês passado, a empresa passou a vender diretamente produtos de diversas categorias além de livros, ebooks e dispositivos próprios como o Kindle.
Antes disso, categorias diferentes tinham vendas feitas por meio do marketplace – quando vendedores parceiros usavam o site da empresa como vitrine para seus produtos. Em alguns casos, a entrega das compras era feita pela Amazon também.
Para suportar a nova operação, a Amazon inaugurou um novo centro de distribuição. Localizado em Cajamar, na Grande São Paulo, o local tem 47 mil m² e traz as mesmas tecnologias usadas pelo e-commerce em seus outros armazéns espalhados pelo mundo.
A empresa não divulgou o valor investido no novo centro, mas nele trabalharão parte dos 1,4 mil funcionários diretos e indiretos da companhia no Brasil. Em abril de 2018, uma reportagem do BuzzFeed News revelou que a matriz da empresa investiria R$ 97,5 milhões na expansão.