Com um número cada vez maior de smartphones chegando ao mercado com tela OLED, é natural que mais aplicativos e serviços passem a oferecer suporte ao modo escuro. O Twitter foi uma das primeiras plataformas a adotar um layout escuro, porém, sempre usou um tom mais azulado do que realmente preto, ou seja, não serve bem ao propósito de economia de bateria. Contudo, de acordo com o CEO da empresa, isso está prestes a mudar.
Depois de confrontado na própria plataforma, Jack Dorsey, CEO do Twitter, afirmou que a sua equipe está trabalhando para tornar o modo escuro um recurso muito mais eficiente, ao usar apenas o padrão preto. Desta forma, o app vai economizar mais energia em dispositivos móveis com telas OLED.
Essa tecnologia de display não ilumina os pixels pretos, logo, não consome tanta energia do dispositivo, seja um celular ou um computador. Mais do que isso, este tipo de recurso também ameniza a fadiga ocular enquanto mantemos os olhos vidrados na tela do celular.
Em novembro, a equipe de desenvolvedores do Google apresentou um estudo mostrando que a economia de energia no modo escuro pode ser de até 60% em determinados casos, e pediu para que os desenvolvedores passassem a considerar o uso do recurso em seus aplicativos. A própria empresa está liderando este movimento e, até o lançamento da versão beta do Android Q, é provável que a maioria dos aplicativos nativos do sistema já ofereçam suporte para o modo escuro.
O Twitter parece estar indo para o caminho certo com a decisão de tornar a função mais eficiente para os usuários. Pessoalmente, utilizo o aplicativo apenas no modo noturno, tanto no computador quanto no celular, e você?
Fonte: Jack Dorsey no Twitter Via: The Verge