No Reino Unido, uma pesquisa anual descobriu que as crianças e adolescentes já preferem passar mais tempo consumindo conteúdo sob demanda pela internet do que assistindo à programação convencional da TV. Foi a primeira vez que essa inversão de papéis aparece no Childwise Monitor, segundo a BBC. A consultoria responsável pelo estudo descreveu o acontecimento como um “marco”.

Jovens entre 7 e 16 anos dedicam em média 3 horas por dia à internet e apenas 2,1 horas à TV. Entre os que têm 15 e 16 anos o tempo online é de 4,8 horas, e 32% deles sequer conseguem apontar um programa televisivo favorito.

Em comparação com o ano anterior, a quantidade de jovens que possuem tablets cresceu 50% e o estudo mostra que 60% deles assiste à programação da TV via dispositivo móvel. Entretanto, 38% deles usam a TV propriamente dita para acessar material sob demanda – e a Netflix se mostrou mais popular do que qualquer canal televisivo.

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Metade dos entrevistados consome conteúdo da locadora virtual, em comparação com taxas de 47% para a ITV1 e 46% para a BBC1, os dois canais mais populares do Reino Unido.

O estudo é conduzido anualmente pela Childwise desde a década de 1990. Para esta edição foram entrevistados mais de 2 mil pessoas entre 5 e 17 anos.