Um relatório divulgado pela Adobe Digital Index mostra que os smartphones ultrapassaram os tablets e atualmente são os dispositivos móveis favoritos dos usuários na hora de assistir a um vídeo. De acordo com o estudo, a utilização dos tablets para este fim caiu 7%, enquanto os smartphones tiveram um aumento de 33%.

“Nós já tínhamos visto a redução do uso de tablets em praticamente todos os outros quesitos, mas a visualização de vídeos e de entretenimento continuava sendo o quesito em que os tablets superavam outros dispositivos em consumo de conteúdo”, explica Tamara Gaffney, analista principal de pesquisa da Adobe Digital Index.  Segundo a analista, os vídeos estão seguindo dois caminhos: a TV e os dispositivos conectados a ela e os smartphones.

A volta da TV
A ADI mostra que a TV, amparada pelos dispositivos conectados a ela, está novamente se tornando a principal fonte de visualização de vídeos. Apesar da popularização de smartphones, quando se trata de filmes, os telespectadores optam por assistir em tela grande. De acordo com os dados obtidos, os filmes são 2 vezes mais propensos de serem assistidos pela TV do que por meio de outros dispositivos.

Conteúdos mais visualizados
A pesquisa analisou os principais gêneros acessados pelos usuários pela TV no ano passado. Em primeiro lugar, aparecem os files, com aumento de 127% em relação ao mesmo período em 2014, seguido pelos conteúdos para crianças e adolescentes, com crescimento de 75% no total de visualizações.

“Algumas das tendências que estamos vendo com relação aos programas para crianças e adolescentes são realmente interessantes, pois estes jovens são o futuro da televisão. Não é novidade que este gênero em particular seja o mais visto em todos os tipos de acesso e estamos descobrindo que esse tipo de conteúdo é consumido em qualquer lugar e em todo lugar por meio de dispositivos móveis”, destaca Gaffney.