A Microsoft não costuma lançar atualizações cumulativas do Windows 10 no mês de dezembro, justamente por causa das festas de fim de ano. Porém, algo de muito errado foi descoberto no Internet Explorer já que hoje a empresa lançou novas atualizações para todas as versões do Windows 10. E cada atualização tem apenas uma correção listada: atualização de segurança para o Internet Explorer.

A Microsoft escreveu em seu site MSRC (centro de respostas de segurança da Microsoft):

Vulnerabilidade de corrupção da memória do mecanismo de script

Existe uma vulnerabilidade de execução remota de código na forma como o mecanismo de scripts manipula objetos na memória no Internet Explorer. A vulnerabilidade pode corromper a memória a ponto de permitir que um invasor execute código arbitrário no contexto do usuário atual. Um invasor que explorar com êxito as vulnerabilidades pode obter os mesmos direitos que o usuário atual. Se um usuário atual tiver feito logon com direitos de  administrador, o invasor que explorar com êxito essas vulnerabilidades poderá obter o controle total do sistema afetado. O invasor poderá instalar programas; exibir, alterar ou excluir dados; ou criar novas contas com direitos totais de usuário.

Em um cenário de ataque pela Web, o invasor pode hospedar um site especialmente criado para explorar a vulnerabilidade por meio do Internet Explorer e depois convencer um usuário a exibir o site, por exemplo, enviando um email.

A atualização de segurança resolve a vulnerabilidade, modificando a forma como o mecanismo de script manipula objetos na memória.

Em resumo, por incrível que pareça, a Microsoft teve que lançar uma série de correções para cada atualização do Windows 10 por causa do seu velho e não tão querido Internet Explorer. Então, se você é familiarizado com as atualizações e conhece qual está usando, siga o passo a passo abaixo.

Se você não sabe qual versão da atualização do Windows 10 está no seu computador, basta digitar o comando winver no campo de busca do Windows, na parte inferior esquerda da tela. Vai aparecer uma tela como o exemplo abaixo. Após verificar qual o número da compilação instalada, então vá para o link correto da lista abaixo.

Reprodução

Para aqueles que já baixaram a atualização do Windows 10 de outubro de 2018, a Microsoft possui o pacote KB4483235, que traz o número de compilação 17763.195. Você pode baixá-lo manualmente aqui.

Para aqueles que estão na atualização de abril de 2018 do Windows 10 (versão 1803 da atualização), a Microsoft está entregando o  KB4483234 , que traz o número de compilação para 17134.472. Você pode baixá-lo manualmente aqui.

Se você estiver no Windows 10 Fall Creators Update ou na versão 1709, você receberá KB4483232 , trazendo o número de compilação para 16299.847. É possível baixar a atualização manualmente aqui.

Indo até o Windows 10 Creators Update, ou versão 1703, o KB4483230 trará seu número de compilação para 15063.1508 e pode ser baixado manualmente aqui.

E quem ainda está na atualização de aniversário do Windows 10 (versão 1607) e no Windows Server 2016 estão no build KB4483229, levando-as para a compilação 14393.2670. Você pode baixá-la manualmente aqui.

Infelizmente, a Microsoft não lançou o patch que permite desinstalar o Internet Explorer ainda. 😉