A Asus anunciou que passará por uma restruturação a partir de 2019. Segundo a companhia, a divisão de dispositivos e smartphones passará a focar no público gamer e em usuários avançados, distanciando-se dos aparelhos de entrada da linha Zenfone. Além disso, o CEO da fabricante, Jerry Shen, sairá do cargo em janeiro.

De acordo com a publicação do Engadget, o anúncio da empresa veio após um ano de vendas fracas nos segmentos de entrada e intermediários de smartphones. Em 2018, a Asus teve um prejuízo de cerca de US$ 190 milhões (cerca de R$ 740 milhões) para a cobertura de “perda de inventário, royalties, custos de produção e gastos com ajustes organizacionais”. Diante disso, a empresa teria optado por direcionar os seus esforços para os segmentos gamers e de usuários avançados.

Na prática, isso deve significar que os principais lançamentos da empresa em 2019 devem fazer parte da linha ROG (Republic of Gamers), lançada em 2018. A Asus confirmou ainda que pretende continuar desenvolvendo os aparelhos Zenfone, sem revelar planos específicos. No entanto, é provável que a marca tenha uma participação muito discreta ou limite seus lançamentos aos tops de linha.

O anúncio da mudança de foco da Asus no mercado de smartphone também levanta dúvidas sobre a atuação da empresa no Brasil. Por aqui, a empresa investe bastante nos aparelhos de entrada da linha Zenfone, como o Zenfone Max e Selfie, e ainda não oferece o ROG Phone para os gamers brasileiros. O Olhar Digital entrou em contato com a fabricante, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

CEO deixa a empresa

Outra mudança importante na Asus é a saída do atual CEO, Jerry Shen, em janeiro. Há 11 anos no cargo, o executivo trabalhou em grandes lançamentos da empresa como as linhas Transformer, PadFone, Zenfone e Zenbook. A partir do próximo ano, o executivo vai comandar a startup iFast, que desenvolve soluções voltadas para empresas.

A partir de janeiro, o cargo de CEO da Asus será dividido por dois executivos. O primeiro é o chefe da divisão de PC, S. Y. Hsu. Já o segundo líder global de serviços ao consumidor, Samson Hu. Ambos já dividiram o cargo de diretor operacional da fabricante em 2015.