Depois de chegar ao Brasil, em agosto deste ano, o Facebook anuncia o lançamento da sua plataforma de vídeo, Watch, para desktop e Facebook Lite.
Já faz quase um ano e meio desde o lançamento do Facebook Watch nos Estados Unidos, e o número de visualizações ainda é muito pequeno quando comparado ao concorrente YouTube. Apesar do Facebook não ter divulgado o número de visitantes exclusivos do Watch, a empresa informou que mais de 400 milhões de usuários assistem a pelo menos um minuto de vídeo por mês. Se levarmos em consideração que o Youtube possui 1,9 bilhões de usuários ativos mensais, a plataforma de vídeos do Facebook está muito abaixo das expectativas.
Contudo, o Facebook Watch ainda é um serviço novo, chegou há muito pouco tempo a outros países, incluindo o Brasil, e ainda está construindo o seu público. O fato da empresa trazer a plataforma de vídeos para o desktop e para o Facebook Lite, bastante utilizado no Brasil, mostra que ainda existe um grande potencial de crescimento para o produto.
De acordo com o site Recode, o Facebook está em negociações com a HBO para vender uma assinatura do serviço que só poderia ser acessado dentro do aplicativo móvel e, provavelmente, através da guia Watch. O Facebook também possui os direitos de exibição das edições 2018/2019 da UEFA Champions League, bem como de transmissão da Copa Libertadores da América para os próximos quatro anos. Isso deverá alavancar o uso da plataforma, mesmo que seja explorando programas mais tradicionais.
E aí, você utiliza o Facebook Watch ou prefere o YouTube?
-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login