Um engenheiro do Google anunciou uma novidade que promete ser muito bem recebida entre usuários que abrem várias abas no Chrome. Trata-se de uma barra de rolagem, que evitará que as guias fiquem com tamanho minúsculo como atualmente. O funcionário, contudo, ainda não deu uma previsão de lançamento para o recurso.
Atualmente, o cenário é o seguinte: conforme o usuário vai abrindo abas, o tamanho delas no topo da janela vão ficando menores até que somente o ícone do site esteja visível. Com isso, torna-se muito difícil distinguir uma guia de outra e, por vezes, o usuário acaba fechando uma página sem esta intenção. A única solução é fechar abas ou arrastá-las para novas janelas.
De acordo com a publicação do Android Police, a declaração do engenheiro do Google Peter Kasting foi dada no fórum Reddit em resposta a um usuário insatisfeito com o atual cenário. Na rede social, o funcionário afirmou apenas que a barra de rolagem de guias está “em trabalho”, sem revelar em qual versão do navegador isso deve ser liberado.
Dica: como organizar suas abas do Chrome
Se você não quiser esperar para arrumar suas guias no Google Chrome, há alguns atalhos que ajudam a organizar melhor. O primeiro seria segurar o botão “Shift” sempre que clicar em algum novo link, fazendo com que o navegador abra outra janela ao invés de uma nova guia. Outra possibilidade é usar os botões “Ctrl” ou “Shift” para selecionar múltiplas abas de uma só vez e arrastá-las para abrir outra janela.
Além do uso dos recursos nativos do Chrome, o usuário pode também optar pelo uso de extensões. A Toby, por exemplo, ajuda o usuário a gerenciar suas abas, salvando-as para depois e sincronizando o conteúdo entre diversos computadores. Já a Session Buddy permite que o usuário salve sessões com as guias ativas ou as recupere em caso de problema com o navegador.