A atualização do Windows 10 continua gerando dores de cabeça nos usuários. Desta vez, a Microsoft teve que bloquear o update para alguns dispositivos que usam drivers de vídeo defeituosos da Intel.

Depois de atualizar o sistema do computador para a versão 1089 do Windows 10, alguns usuários estão informando que a reprodução de áudio parou de funcionar em monitores ou televisores conectados ao PC via HDMI, USB-C ou DisplayPort.

Até o momento, sabe-se que isso acontece apenas em computadores que usam drivers de vídeo específicos da Intel. Segundo a equipe de suporte da Microsoft, a Intel “inadvertidamente” lançou duas versões do seu driver de vídeo, que acidentalmente estão ativando recursos não suportados no Windows.

Como consequência disso, a atualização está bloqueada para usuários com drivers de vídeo da Intel versões 24.20.100.6344 e 24.20.100.6345. A Microsoft disse que está trabalhando com a Intel para prescrever esses drivers de vídeo e trazer uma solução em um próximo update. 

A Microsoft também pede que os usuários afetados entrem em contato através do suporte da empresa pelo número 0800 761 7454 (atendimento local). Desta forma, um agente da empresa poderá resolver o problema executando um arquivo no dispositivo que desativará os recursos incompatíveis com esses drivers da Intel.

Como saber se o seu PC foi afetado

Abaixo, você confere as instruções fornecidas pela empresa em seu fórum para verificar se o seu PC foi afetado: 

1. No menu Iniciar, digite “Gerenciador de dispositivos” na caixa de pesquisa. Selecione Gerenciador de dispositivos nos resultados da pesquisa.

2. Localize e expanda os “Adaptadores da Tela”.

3. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo “Intel® HD Graphics”.

4. Selecione “Propriedades”.

5. Clique na guia “Driver”.

6. Verifique sua versão do driver. Se a versão do driver estiver listada como 24.20.100.6344 ou 24.20.100.6345, o sistema será afetado por esse problema. Entre em contato com o suporte da Microsoft para obter corrigir o erro.

Fonte: Microsoft