Ao instalar programas no Windows, nem sempre você está no controle dos processos que são adicionados a inicialização do sistema. Com o tempo, isto pode se tornar um problema, já que o computador pode demorar mais para ser inicializado devido a ter que carregá-los.
Desinstalar estes aplicativos até pode ser uma das soluções, mas as vezes alguns destes programas são necessários dependendo do que realizada neles. Assim, a melhor solução é removê-los da inicialização do sistema, um processo que requer algumas configurações. A seguir, veja como remover os processos que inicializam junto com o Windows:
- Aperte as teclas “Win + R” e entre com o comando: msconfig;
- Entre na guia “Serviços”;
- Por uma questão de segurança, marque a opção “Ocultar todos os serviços Microsoft”;
- Agora, desmarque os itens que não deseja iniciar com o sistema ou, se preferir, clique em “Desativar tudo”;
- Então, clique em “Aplicar > Ok” e, na mensagem, clique em “Reiniciar”.
Já nesta reinicialização do sistema, os processos que foram desmarcados nas configurações não deverão ser carregados e o sistema iniciara mais rapidamente. Além destes processos, também é bom conferir os programas que constam na inicialização do sistema pelo “Gerenciador de tarefas”. Veja como fazer:
- Aperte as teclas “Ctrl + Shift + Esc”;
- Entre na guia “Inicializar”;
- Selecione o programa desejado e clique em “Desabilitar”.
Pronto! Agora, os programas que ainda estavam configurados para iniciar com o Windows estão desabilitados, sendo necessário abri-los para que os seus processos rodem. Lembre-se de sempre deixar os processos de antivírus ligados, caso contrário, o computador ficará vulnerável a ameaças.