A empresa de pesquisa de mercado Nielsen anunciou hoje que incluirá dados do Facebook em suas medições de audiência de séries e programas de TV. A empresa já usava dados do Twitter no que chamava de “Twitter TV Ratings” (audição da TV no Twitter); com os dados do Facebook, essa medição passará a se chamar “Social Content Ratings” (audição social de conteúdo).

A ideia é avaliar quais séries e filmes estão sendo mais discutidos nas redes sociais. A empresa entende que, atualmente, essa métrica é tão importante quanto avaliações de audiência tradicionais, e também pode ser usado para valorizar vagas de publicidade nos programas. Inicialmente, os primeiros mercados a receber esse tipo de avaliação serão Estados Unidos, México, Itália e Austrália.

Para contabilizar a “audiência” de séries no Facebook, a empresa terá acesso a posts feitos por usuários relacionados a essas produções. Mesmo posts não-públicos serão contabilizados, embora nesses casos os dados sejam enviados de maneira anônima. A Nielsen não terá acesso a mensagens pessoais trocadas pelo Facebook, mas se você postar, por exemplo, um gif da Jessica Jones na página de sua amiga, isso contará.

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Essa nova medição é possível graças a uma parceria entre a empresa de pesquisa de mercado e o Facebook, que entregará os dados sobre posts relacionados a séries de maneira agregada e anônima. Os dados oferecidos serão os posts em si, engajamento (número de curtidas e compartilhamentos), alcance e dados demográficos (a idade e gênero dos autores).