O Spotify começou a disparar e-mails para alguns assinantes do Plano Premium Familiar ao redor do mundo exigindo que eles confirmem o endereço fornecendo sua localização por GPS. A medida tem como objetivo identificar pessoas que usam o plano indevidamente.
O Plano Premium Familiar permite que até cinco pessoas usem a versão completa do Spotify, cada uma na sua conta, pagando uma só fatura de R$ 26,90 por mês. Sai relativamente mais barato do que cinco planos individuais, que custam R$ 16,90 ao mês cada, totalizando R$ 84,50 por cinco contas.
No entanto, os termos e condições de uso do Plano Premium Familiar do Spotify deixam claro que “todos os titulares das contas devem residir no mesmo endereço para serem elegíveis”. O que acontece é que muita gente divide o plano para pagar menos no Spotify mesmo sem morar no mesmo endereço.
Cada membro deve informar, individualmente, o mesmo endereço no momento em que passam a fazer parte do plano. Mas, agora, o Spotify começou a exigir acesso ao GPS do dispositivo que cada usuário está usando para saber se eles estão realmente no mesmo endereço. Se não estiverem, o titular pode perder acesso ao plano.
O Olhar Digital descobriu, com base no relato de um leitor, que o aviso também está sendo encaminhado a usuários brasileiros. Uma fonte que não quis ser identificada recebeu por e-mail a mensagem exibida abaixo.
Ao abrir o link, o navegador pede acesso ao GPS do celular do usuário. Em seguida, surge apenas uma mensagem em que o Spotify agradece a “participação”. Em nota encaminhada encaminhada ao Olhar Digital, o Spotify confirmou, mas não explicou a atitude em detalhes.
“O Spotify está realizando testes com alguns grupos pequenos em mercados específicos para melhorar a experiência dos nossos usuários do Plano Família. Nós estamos constantemente testando novos produtos e experiências no Spotify, mas no momento não temos nenhuma novidade para compartilhar sobre essa nova funcionalidade”, disse a empresa.
Segundo informações do Quartz, o e-mail foi disparado para alguns usuários nos Estados Unidos e na Alemanha também. De qualquer maneira, quem recebeu a cobrança não ficou satisfeito com a postura do Spotify.
Dear @Spotify:
I‘m a user of the Family-subscription and can’t understand why you want to track the location via GPS? 😅 Some families don’t live together, but they still are family. May they work abroad or like to travel. So rethink this. Please#familybybloodbutnotbylocation
— caesar salad (@FlorianKadrija) 20 de setembro de 2018
“Algumas famílias não moram juntas, mas ainda são familiares. Talvez eles trabalhem no exterior ou gostem de viajar. Então repensem isso”, escreveu um usuário no Twitter.
@Spotify Why do you need my GPS location to continue offering me a “Premium discount”? I pay for the family plan and it should not matter where my family lives. Will you cancel my account if my family gets too far from each other? #wtf #fail pic.twitter.com/HauQtHXSUA
— suck (@unaligned) 18 de setembro de 2018
“Eu pago pelo plano família e não importa onde minha família mora. Vocês vão cancelar minha conta se meus parentes ficarem muito longe uns dos outros?”, questionou outro.
Damn, @Spotify is making me confirm my home address with GPS. Such a hostile user experience. I get that they want to limit their family plan to people under one roof but this seems unnecessary. Makes me second guess using the service
— Rich McCluskey (@richthedev) 18 de setembro de 2018
“Mas que experiência de usuário hostil. Eu entendo que eles querem limitar seu plano família para pessoas sob o mesmo teto, mas isso me parece desnecessário. Me fez reconsiderar se devo usar o serviço”, publicou outro usuário.
A postura do Spotify neste caso é bem diferente da de outro serviço de streaming, a Netflix, por exemplo, que já deixou claro em mais de uma ocasião que não vê problema em assinantes que compartilham senhas com amigos e parentes, pagando uma assinatura só.
No caso do Spotify, a empresa informou recentemente que usuários do plano familiar são os que mais crescem em número, e praticamente carregam o crescimento econômico da empresa. Por outro lado, os números de receita por usuário estão em queda – justamente porque tem muita gente usando o Premium com desconto familiar e poucos usando o Premium individual.