Lançado em 2005, o console de maior sucesso da Microsoft até hoje, o Xbox 360, é motivo de uma ação coletiva enfrentada pela empresa na Suprema Corte dos Estados Unidos. Um grupo de usuários moveu um processo em conjunto contra a fabricante por conta de um defeito no videogame. E, segundo eles, a Microsoft sabia a respeito dele antes mesmo do lançamento do aparelho.

O defeito em questão faz com que o console arranhe e deixe marcas nos discos lidos, por conta de algumas vibrações e pequenos movimentos. Segundo a ação original, havia ao menos 55 mil queixas de consumidores que tiveram seus games danificados pelo Xbox 360 até 2008.

A Microsoft, por outro lado, tenta impedir que a ação seja movida em conjunto, já que processos desse tipo geralmente resultam em penas agressivas para as empresas. De acordo com ela, apenas 0,4% do total de donos de Xbox 360 se queixaram do problema, e, por isso, está de acordo em enfrentar ações individuais, mas não coletivas.

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Um dos gerentes da Microsoft, Hiroo Umeno, chegou a admitir diante de um juiz a existência do defeito e o conhecimento da empresa. Segundo ele, os discos poderiam ser danificados caso o usuário reposicionasse ou movesse o console de lugar com um game sendo rodado dentro do aparelho.

Por isso, a Microsoft alega que os possíveis danos causados pelo Xbox 360 aos discos são consequência de um mau uso dos proprietários, já que o próprio manual do console deixava claro que movê-lo durante o uso não era recomendável. Umeno disse também no processo que a equipe de desenvolvimento chegou a projetar outras formas de manter os games mais firmes em sua posição em relação ao driver óptico, mas todas as alternativas resultavam em queda na performance da execução dos jogos.

A Justiça americana ainda não definiu uma data para a realização do julgamento.

Via Ars Technica