O Facebook anunciou uma nova ferramenta de inteligência artificial que pode ajudar a empresa a compreender melhor memes. Batizada de Rosetta, o sistema utiliza técnicas de reconhecimento de textos em imagens e ferramentas para entender a informação contida nelas. Além das fotografias virais, a expectativa é que o sistema ajude na identificação de conteúdo abusivos.
De acordo com a publicação do TechCrunch, a inteligência artificial já atua atualmente vasculhando bilhões de imagens e quadros de vídeos no Facebook e Instagram. Ao encontrar uma foto com legenda, o sistema primeiro identifica as letras e agrupa as palavras em caixas. Em seguida, a empresa usa rede neural para conectar os termos e adivinhar o significado da imagem que está sendo compartilhado.
Embora tenha utilizado o exemplo de memes, a tecnologia promete ser bastante útil para a identificação e combate de conteúdo ofensivo ou spam. Afinal de contas, a rede neural será capaz de distinguir quando uma fotografia está viralizando por ser engraçada ou se o texto presente nelas usa discurso de ódio ou visa simplesmente aumentar curtidas e compartilhamento.
Por enquanto, o Facebook afirma que o principal desafio para a ferramenta é a sua utilização em múltiplas linguagens, especialmente aquelas que não utilizam o alfabeto latino. Ainda assim, a Rosetta promete ter grande potencial para reforçar os combates da empresa contra conteúdo ofensivo e a diminuir o congestionamento dos moderadores de conteúdo.