O Instagram pode lançar um aplicativo focado em compras em breve. Batizado de IG Shopping, segundo rumores, a ferramenta permitiria que empresas usassem a plataforma social para vender produtos para os seus seguidores. A novidade, contudo, ainda se encontra em desenvolvimento e não possui data para ser lançada oficialmente.
De acordo com a publicação do The Verge, o IG Shopping seria um aplicativo separado do Instagram tal qual o IGTV, lançado no fim de junho. O programa, segundo fontes ligadas à empresa, permitiria que o usuário navegasse e buscasse produtos de companhia que eles já seguem na rede social. Além disso, as compras seriam feitas dentro do próprio aplicativo.
Embora a função de compras pareça bastante distante do propósito principal do Instagram, a rede social já permite que perfis ofertem produtos para os seus seguidores desde março. Além disso, a rede social acredita que pode encontrar outra fonte de receitas dada a adesão de empresas à sua plataforma. Segundo o último relatório do Instagram, mais de 25 milhões de companhias têm contas na rede, 2 milhões delas são anunciantes, e quatro em cada cinco usuários segue pelo menos um perfil empresarial.
Ainda de acordo com os rumores, é possível que o Facebook acrescente novas funções específicas para compra e venda de produtos com o passar do tempo. O objetivo da empresa seria rivalizar com empresas de comercio eletrônicos, como a Shopify e a Four Sixty, que oferecem ferramentas baseadas na rede social ou de gerenciamento de perfis.
Apesar da divulgação dos rumores, o Instagram ainda estaria desenvolvendo o aplicativo e pode cancelar os seus planos a qualquer momento. Entretanto, essa não seria a primeira vez que a empresa lançaria um aplicativo separado para uma de suas funções. Atualmente, a rede social conta com o IGTV para vídeos verticais e uma versão própria do Direct para bate-papo.