[Atualizado às 12h30 de 17/08 com os créditos à fonte correta]

A Samsung tem usado fotos de bancos de imagens, registradas por câmeras profissionais DSLR, para promover as câmeras de seus smartphones no Brasil. A empresa apelou para esta prática mais de uma vez em posts de redes sociais como Twitter e Facebook.

Quem flagrou a prática foi o usuário @feliperas no Twitter. Em um post na rede social publicado na última terça-feira, 14, para promover o Galaxy A8, a empresa usou uma imagem presente no catálogo do Getty Images e que foi clicada com uma Canon EOS 5D Mark III.

No texto, porém, ela diz: “a câmera frontal do #GalaxyA8 tem foco dinâmico e deixa em destaque na foto o que mais importa”. Além disso, quando o mesmo seguidor disse que a selfie “não foi tirada com a câmera frontal de um A8”, a Samsung respondeu: “a nossa foi sim”.

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Este foi só o caso mais recente. O Tecnoblog reporta que, no Facebook, a Samsung também usou imagens de bancos feitas por câmeras profissionais, enquanto, em texto, a empresa exalta as características da câmera do Galaxy S9, como abertura variável e estabilizador eletrônico. As postagens já foram apagadas.

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Em nota encaminhada ao Tecnoblog, a Samsung confirmou o uso de fotos de bancos como o Getty e o Depositphotos “em alguns casos”, como o do tweet sobre o Galaxy A8 citado acima. A empresa também diz que “segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor”.

Leia o comunicado na íntegra:

“A Samsung informa que nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos.

Sobre o post em questão, a empresa esclarece que, ao contrário do que foi informado em sua página oficial no Twitter, a peça publicitária é uma das que são provenientes de um banco de imagens como parte da comunicação do smartphone.

A Samsung reforça que segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor.”