A Anatel divulgou uma nova versão do ranking de reclamações de clientes de operadoras. A TIM foi a empresa de telefonia móvel com mais queixas por parte de seus consumidores durante o primeiro semestre do ano.
Durante o primeiro semestre, as queixas de consumidores caíram em relação ao ano passado. Nos seis meses iniciais de 2017, a agência registrou 1,7 milhão de reclamações em seus canais de atendimento – em 2018 o número foi de 1,5 milhão.
O ranking da agência é dividido por serviços prestados: telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura. O serviço de celular é o que recebeu mais queixas no período, com 700 mil – cerca de 47% do número total. A telefonia fixa teve 340 mil queixas, enquanto a banda larga teve 246 mil e a TV por assinatura 195 mil.
Na telefonia móvel, a Tim foi a campeã em reclamações, com 280 mil queixas de consumidores. Na sequência aparecem Claro (147 mil), Vivo (146 mil), Oi (94 mil) e Nextel (30 mil).
As principais reclamações dos consumidores dos serviços de telefonia móvel foram pagamento (no caso de clientes de planos pós-pagos) e crédito (para clientes de planos pré-pagos).
Na telefonia fixa, a Oi foi a campeã em reclamações, enquanto na TV por assinatura Net e Sky ficaram empatadas no primeiro lugar. Em relação à banda larga Fixa, a Oi foi novamente a que mais recebeu reclamações de consumidores.