É 2018 e você não leu errado: o NES Classic foi o console mais vendido do mês de junho. Os dados são da NPD Group, que revelou que o “Nintendinho” de 8-bits ajudou a revigorar as vendas de unidades no último mês. Apesar de terem perdido a liderança, os consoles da atual geração, como o PlayStation 4 e o Xbox One, também mostraram bons resultados no período.
Em pleno mês da E3, a maior feira de games do mundo, o console da Nintendo de 1985 assumiu a liderança em número de unidades vendidas. O aparelho trata-se de uma releitura do modelo original com 30 jogos embarcados, sendo vendido por US$ 60 (R$ 225), o que ajuda a explicar o grande volume de vendas.
Originalmente, o NES Classic havia sido aposentado pela Nintendo, mas a companhia decidiu trazer o console retrô de volta às lojas inesperadamente. Isso fez com que as vendas do aparelho subissem 52% em relação ao ano anterior, ajudando a puxar os índices da indústria como um todo, conforme publicou o VentureBeat.
Consoles de última geração também ganham
Apesar da liderança do NES Classic, todos os consoles da atual geração tiveram ganhos no período. Em termos de dólares por venda, o PlayStation 4 continuou na liderança durante o mês de junho. Já o console da Microsoft praticamente dobrou a sua participação em relação a 2017, enquanto o Nintendo Switch teve um acréscimo de 50% no período.
Outros dispositivos, como NES Classic e o SNES Classic aumentaram sua participação no valor de vendas em 23 vezes em comparação com o ano interior. Já na contagem do ano inteiro, o PlayStation 4 segue na liderança como o aparelho mais vendido de 2018.