O Facebook está no centro de mais uma polêmica envolvendo privacidade. Mas, dessa vez, não são os usuários comuns que foram atingidos – pelo menos, não diretamente. A empresa admitiu que deixou vazar informações sigilosas sobre apps ligados à rede social.
O site Techcrunch descobriu que e-mails com dados de análise de desempenho do Facebook Analytics – uma ferramenta da empresa que apresenta insights estratégicos sobre a performance de um negócio na rede social – foram enviados para os destinatários errados.
Segundo um porta-voz do Facebook, “um erro no sistema de envio de e-mail” fez com que 3% de todos os aplicativos que usam o Facebook Analytics fossem atingidos pelo vazamento. Com isso, usuários dos apps receberam e-mails que deveriam ter sido ser enviados somente às empresas que administram os apps.
Os e-mails traziam dados de audiência e performance dos aplicativos com base nas 2 bilhões de pessoas que estão no Facebook. Esse tipo de informação serve para que empresas criem estratégias de crescimento.
Por isso esses dados são enviados somente aos administradores dos apps, e nunca para alguém de fora. O erro do Facebook fez com que usuários dos apps recebessem essas informações. O vazamento poderia, em tese, entregar dados sobre empresas clientes do Facebook para concorrentes.
“Nenhuma informação pessoal sobre pessoas no Facebook foi compartilhada. Lamentamos o erro e atualizamos nosso sistema para evitar que isso aconteça novamente”, disse um porta-voz da empresa em nota. A companhia também disse que vai avisar aos clientes que tiveram dados vazados.
Não se sabe o número exato de apps atingidos. No ano passado, a empresa informou que mais de 1 milhão de desenvolvedores, incluindo apps, bots e sites, usam a sua ferramenta Analytics.