O WhatsApp Business pode ser um meio de comunicação eficiente para empresas interessadas em se comunicar com seus clientes, especialmente porque a plataforma permite a programação do envio automático de mensagens. Veja como definir a programação de recados a serem enviados aos clientes.
O recurso a ser usado para esta tarefa é exclusivo da versão Business do WhatsApp e não requer a instalação de aplicativos de fora ou permissões extras. Dito isto, seguem os passos:
- Na tela inicial do WhatsApp Business, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;
- Clique agora em “Configurações da empresa”.
Na segunda tela mostrada acima, você terá duas opções para definir respostas automáticas. Veja abaixo a explicação de como elas funcionam:
Mensagem de ausência
A função de ausência deve ser utilizada para os momentos em que você não poderá estar de olho no celular. Ela envia mensagens para os clientes apenas na hora definida e quando estiver ativa. Veja como configurá-la:
- Habilite a “chave” ao lado função “Enviar mensagem de ausência”;
- Defina uma mensagem ao tocar no campo indicado conforme mostra a imagem abaixo. Clique em “Ok”;
- Escolha se a mensagem deve ser enviada sempre que a função estiver ativa ou em um horário específico;
- Por fim, decida em “Destinatários” para quais contatos a mensagem deve ser enviada. Clique em “Salvar”.
Mensagem de saudação
Esta opção serve para enviar uma mensagem pré-definida a clientes que entrarem em contato com pela primeira vez. Além disto, ela também serve para resgatar clientes que não conversaram com você nas últimas duas semanas. Confira como configurá-la:
- Habilite a chave ao lado “Enviar mensagem de saudação”;
- Defina a mensagem no campo indicado conforme a imagem abaixo;
- Decida em “Destinatários” quem deverá receber a mensagem. Clique em “Salvar”.
As mensagens configuradas para serem enviadas através destes dois métodos mostrados requerem uma conexão com a internet, que pode ser móvel ou via Wi-Fi.