Nos últimos anos, as empresas de tecnologia entraram em uma corrida para descobrir quem vai dominar o mercado dos alto-falantes inteligentes. Enquanto a Amazon, Google e Apple já possuem seus próprios aparelhos, empresas como a Samsung ainda estão registrando patentes sobre possíveis speakers.
No entanto, segundo informações do 9to5Google, a maioria dos proprietários de alto-falantes aproveitam ao máximo os recursos dos aparelhos. Um estudo realizado pelo IHS Markit revela que apenas 6% usam os alto-falantes para controlar outros dispositivos domésticos inteligentes.
Em geral, eles são usados para responder perguntas, verificar notícias e previsão do tempo, além de conferir informações sobre o trânsito, sendo que a reprodução de músicas ficou em terceiro lugar.
Mas as empresas de tecnologia não precisam desanimar. Os pesquisadores da IHS Markit acreditam que esse cenário deve mudar em breve, já que a categoria ainda tem muito o que crescer e é uma questão de tempo para que as casas se tornem cada vez mais conectadas. A expectativa é de que até o final de 2018, mais de 1 milhão de casas na América do Norte tenham, pelo menos, um dispositivo doméstico conectado.
A pesquisa foi realizada com 937 proprietários de alto-falantes inteligentes nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha e Brasil.