O Google lançou uma nova central de configurações de anúncios nesta quinta-feira, 14. Na área, a empresa promete dar mais controle aos usuários sobre as propagandas que são exibidas para eles em serviços como YouTube, o buscador, Gmail, entre outros. Além disso, a empresa está expandindo o botão “Por que esse anúncio?” para explicar melhor os critérios para cada publicidade.
Para poder ter acesso às Configurações de Anúncios, basta acessar este endereço no seu navegador do celular ou PC. Inicialmente, a ferramenta só funciona para os usuários que tenham a personalização de propagandas ativadas. Neste momento, aliás, pode ser uma boa hora para decidir se deseja que o Google continue coletando seus dados para enviar propagandas segmentadas.
Logo abaixo da autorização de personalização, o Google exibe as informações que você concedeu a empresa e os gostos que aprendidos com base na sua utilização. Para ter mais detalhes, basta tocar sobre qualquer um dos itens da lista para ver como o dado foi obtido. Se quiser, é possível também “desativar” aquele tipo de segmentação de propaganda.
Outra mudança feita pelo Google foi no botão “Por que esse anúncio?”, que aparece quando uma propaganda é exibida para você. Agora, o botão exibe uma pequena janela na qual é possível conferir os motivos porque a publicidade está sendo exibida. Nela, é possível encontrar um atalho para as Configurações de anúncios.
De acordo com o Google, as novas ferramentas de controle de publicidade já entram no ar nesta quinta-feira, 14. Para poder editá-las, é preciso estar com sua conta, a do Gmail, conectada no navegador.