Quase dois anos depois de lançar o Marketplace, o Facebook começou a testar uma opção para usuários promoverem seus produtos no espaço. A experiência foi confirmada por Harshit Agarwal, gerente de produto da rede social, ao TechCrunch. O executivo explicou que a função vai ser oferecida primeiro a uma pequena parcela de usuários dos EUA, mas disse que ainda é cedo para estimar quando ela chegará a mais pessoas e regiões.
A ideia do Facebook é permitir que as pessoas possam alcançar mais possíveis compradores de forma simples e apenas nas proximidades. Os posts impulsionados, portanto, ficarão limitados à região do vendedor e serão direcionados a um público-alvo de pessoas com 18 anos ou mais.
Ao contrário de um classificado tradicional, os anúncios no Facebook não têm um preço fixo e, no caso do Marketplace, a entrega de todos é otimizada para cliques. Ou seja, um vendedor pode colocar o valor que achar necessário (não ficou claro se há um orçamento mínimo) e deixar a própria rede social responsável por levá-los às pessoas mais propensas a clicar.
Além da novidade para os usuários finais, a empresa também liberou anúncios no Marketplace para marcas que já rodam campanhas na rede social, uma forma de monetizar o recurso que existe há quase dois anos e ainda não dava lucro. A ideia é que elas mostrem ofertas de produtos em um local em que as pessoas já vão para comprar. O recurso está disponível em mais regiões do que a ferramenta destinada a usuários, mas ainda assim está restrito a companhias nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia.
De toda forma, ainda que estejam em fase de testes, os dois recursos indicam um novo caminho que o Facebook pode seguir para aumentar sua receita – especialmente tendo em vista que a concorrência por um espaço para anunciar no feed de notícias está cada vez maior.