O Banco do Brasil vai permitir que clientes utilizem o WhatsApp para realizar algumas operações bancárias. Os testes começaram na última semana com um grupo seletivo de clientes e com funcionários da empresa, informou a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB).
O sistema funciona basicamente como o que o BB já fornece através do Facebook Messenger. Um bot – isto é, um sistema automatizado – lê e responde às mensagens dos clientes identificando palavras-chave. Não há um atendente humano do outro lado, mas um software desenvolvido em parceria com a IBM.
Só clientes do BB que receberam o convite da instituição podem participar do teste. Quem quiser tentar enviar uma mensagem para o número de WhatsApp da empresa será informado de que o teste é fechado e que o seu número foi adicionado a uma lista de “interessados”, segundo informações do Tecnoblog.
O atendimento funciona assim: você manda uma mensagem para o BB contendo a palavra-chave da operação que você quer realizar, como “saldo”, por exemplo. Em seguida, o banco vai enviar um link para que você confirme sua identidade, pedindo sua agência, conta, senha do cartão e um código que será enviado por SMS.
A comunicação é criptografada de ponta a ponta, como são todas as conversas pelo WhatsApp. Segundo a ANABB, cerca de 1.000 clientes foram convidados para esta primeira fase de testes. Entre as operações que poderão ser realizadas pelo aplicativo estão: consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, extrato de CDB, extrato de fundos de investimento e fatura do cartão de crédito.
“Se você ainda não recebeu o convite, vale a pena esperar um pouco mais. Em breve você terá a oportunidade de explorar a ferramenta. Após o piloto, o BB também prevê expandir a solução para todos os clientes”, disse a ANABB.