Não foi por muito tempo, mas a Netflix ultrapassou a gigante Walt Disney em valor de mercado – e se tornou por alguns instantes a empresa de mídia mais valiosa do mundo. A informação vem da Bloomberg. O acontecimento se deu nesta última quinta-feira, quando as ações da empresa por trás do serviço de streaming chegaram a quase 350 dólares e as do conglomerado do Mickey caíram 0,8%.
A situação, no entanto, se reinverteu pouco depois. A Disney fechou o dia com 400 milhões de dólares a mais de valor de mercado do que a Netflix. Ainda assim, não deixa de ser uma boa notícia para a empresa de streaming, que há duas semanas deixou para trás – e de vez – a Comcast, maior provedor de internet dos Estados Unidos e dona da NBCUniversal.
Em termos de receita gerada, porém, a diferença ainda é bem grande e o serviço de streaming fica bem atrás das duas outras marcas. Segundo a Bloomberg, enquanto a Disney fechou 2017 com uma receita de 55,1 bilhões de dólares, a Netflix ficou com 11,6 bihões. A Comcast, por sua vez, teve 21,9 bilhões de dólares de receita só no quarto trimestre do ano passado – no ano todo, o valor passou dos 80 bilhões.
O caminho para ultrapassar as duas gigantes nesse quesito ainda é longo, mas o plano da empresa não envolve diminuir os investimentos em conteúdo próprio, mesmo que isso signifique continuar no negativo. A previsão é de que o fluxo de caixa do serviço de streaming fique entre -3 e -4 bilhões de dólares neste ano. O investimento planejado em séries e filmes exclusivos, entretanto é bem positivo: 8 bilhões de dólares, que, quem sabe, podem render um retorno positivo em um futuro próximo.
Enquanto isso, a Disney também não pretende deixar a situação se repetir. O conglomerado de mídia tem planos de lançar seu próprio serviço de séries e filmes sob demanda até o final de 2019 para competir com a rival – que inclusive deve ficar sem os conteúdos da empresa dona do Mickey Mouse, como os filmes e séries de Star Wars e Marvel.