O youtuber Linus Sebastian publicou um vídeo em seu canal LinusTechTips aceitando um desafio, no mínimo, curioso: montar um computador capaz de rodar até sete games de alto nível ao mesmo tempo, todos conectados a uma mesma torre. No fim das contas, ele gastou o equivalente a R$ 120 mil com todos os componentes somados.
O “monstro” foi montado em parceria com a Kingston e será exibido durante a Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo realizada esta semana nos Estados Unidos. Embora Linus não tenha revelado quanto gastou individualmente, em cada peça, ele revelou a lista dos itens usados – repare que nem todos são vendidos no Brasil:
- 2 processadores Intel Xeon E5 2697 V3 de 14 núcleos cada
- 1 placa-mãe Asus Z10PE-D8 WS
- 8 pentes de 32 GB RAM DDR4 cada
- 1 gabinete de alumínio Caselabs Mercury S8
- 1 fonte EVGA T2 de 1600W
- 7 placas de vídeo AMD R9 Nano
- 8 SSDs de 1 TB cada
- 7 monitores Acer Predator X34 21:9
Tudo isso sem falar no sistema de refrigeração a líquido usado para evitar o superaquecimento da máquina, os sete mouses, sete teclados e, é claro, o Windows 10 divido por sete PCs. No fim das contas, toda essa extravagância de fato funciona, como o benchmark Unigine Heaven demonstra no vídeo. Confira-o abaixo (em inglês):