A Xiaomi pode estar de olho no Face ID do iPhone X para o seu próximo top de linha. Imagens vazadas nesta terça-feira, 15, sugerem que o Mi 7 trará um sistema de reconhecimento facial muito similar ou até mesmo idêntico ao oferecido pela Apple. O aparelho deve ser apresentado na próxima semana, trazendo boa ficha técnica e preço atraente.
Em algumas imagens vazadas na rede social chinesa Weibo, é possível ter uma grande pista dos planos da Xiaomi para o Mi 7. Em primeiro lugar, o aparelho apresenta uma franja com tamanho similar ao do iPhone X, o que poderia ser explicado pela presença de sensores adicionais. A suspeita é confirmada em outra imagem, que mostra diversos componentes escondido sob o entalhe da tela.
No iPhone X, o Face ID utiliza um projetor de pontos e uma câmera infravermelha para fazer a leitura biométrica do rosto do usuário e desbloquear o aparelho. A expectativa é que o telefone da Xiaomi adote um esquema similar, oferecendo o mesmo nível de segurança. Segundo a Apple, a chance do seu sistema falhar é de um em um milhão.
Caso o rumor se confirme, a novidade ajudará a Xiaomi a se manter na cola da Apple no quesito biometria facial. Atualmente, a maior parte das fabricantes Android que tentaram replicar o Face ID confiam apenas na câmera frontal do aparelho e na ferramenta nativa do sistema, que já se demonstrou mais insegura. Isso também explica as franjas menores em alguns modelos, uma vez que não há a presença de tantos sensores como no iPhone X.
Segundo a publicação do GSM Arena, a Xiaomi teria tido problemas inicialmente para implementar a sua solução de biometria facial. Por isso, o lançamento do Mi 7 teve que ser adiado e deve acontecer no dia 23 de maio, mais de um ano após a apresentação do Mi 6. A fabricante chinesa, contudo, não se pronunciou sobre o caso.