O WhatsApp Business é uma versão do app voltada para o dia-a-dia no trabalho. Ele permite que as empresas criem um perfil, deixem seu endereço e horário de funcionamento, e até mesmo enviem uma mensagem de boas-vindas sempre que alguém entrar em contato. De acordo com alguns empresários, essas ferramentas fazem muita diferença.
Esse é o João Pedro, que usa o WhatsApp para vender bombons e ovos de páscoa, feitos com uma receita da vó dele. E ele usa muitos mais recursos do novo aplicativo do que simplesmente mandar áudio. Por exemplo, ele usa o app para organizar seus contatos e avaliar seu atendimento.
Quem também já usa o app no seu processo de vendas é essa empresa que vende camisetas customizadas. E de acordo com a Katrine, que trabalha na área de vendas da loja, o uso do WhatsApp Business agilizou muito o processo de vendas, especialmente para clientes pequenos.
Muitos desses recursos já existiam no WhatsApp antigo, mas a chegada dessa nova modalidade do aplicativo deu incentivo novo para que mais empresas adotassem a plataforma.
E a tendência é que cada vez mais empresas entrem nessa onda de atender seus clientes pelo aplicativo. O comportamento do consumidor está mudando – isso todo mundo já percebeu.
Para quem ainda não usa o WhatsApp em seu negócio, o primeiro passo é trazer os clientes para o seu telefone. Para quem já usa o aplicativo, uma estratégia, digamos, pouco ortodoxa pode ser a solução.
Não caia no erro de só cadastrar o WhatsApp dos clientes e sair mandando mensagens. Há uma série de comportamentos que precisam ser evitados.
Teoricamente, qualquer empresa pode melhorar seu atendimento usando o WhatsApp – desde uma pizzaria até uma loja de sapatos. Mas, como deu para perceber, boa parte do caminho para o sucesso passa pela tecnologia, é claro, mas também pelo bom senso e pela estratégia correta no uso.