A Netflix anunciou hoje uma atualização que traz o formato “stories” (criado pelo Snapchat e depois amplamente plagiado pelo Facebook) à sua plataforma. Mas em vez de mostrar ao usuário as vidas de seus amigos, os “stories” da Netflix mostrarão trailers e prévias de programas do serviço recomendados ao usuário.
Cada um dos vídeos (que a Netflix está chamando de “previews”, ou “prévias”) tem cerca de 30 segundos e é feito para ser assistido na vertical. Assim, não é necessário virar o celular para vê-los da maneira correta. Caso algum deles chame a atenção, é possível clicar em um ícone para adicionar a série ou filme que ele mostra à lista do usuário.
Os controles dos previews também imitam os do Instagram Stories: o usuário pode deslizar para a esquerda para pular um vídeo que não lhe atraia e ir para o próximo. E da mesma forma que na rede social, os previews disponíveis aparecem como círculos na parte superior da tela inicial do aplicativo. A ideia, segundo a Netflix, é que essas prévias “ajudem nossos membros a passarem menos tempo revirando o catálogo e a descobrir programas novos mais rapidamente”.
De acordo com o The Verge, o recurso já está disponível para iOS e deve chegar a Android em breve. Usuários dos Estados Unidos já conseguiram ver as novidades em seus iPhones, mas pessoas na Europa ainda não. Isso sugere que, embora a Netflix tenha anunciado globalmente a novidade, ela pode ainda levar mais algum tempo para chegar a algumas regiões do mundo.