Hoje, o diretor de design de marca da Netflix, Noah Norton, anunciou a mais nova produção original da empresa. E ela não é uma série, filme ou documentário, mas sim uma fonte. Trata-se da “Netflix Sans”, um conjunto de letras, números e símbolos desenvolvido internamente pela empresa para uso em seu site e em seus comunicados de marca.

Segundo o site de design It’s Nice That, a fonte é inspirada em alguns materiais visuais já existentes da Netflix. Por exemplo, a curva superior da letra T minúscula é inspirada no arco invisível sobre o qual fica o logo da empresa. A empresa ainda não disse quando a nova fonte começará a ser usada – no entanto, como ela é parecida com as fontes que o site já usava, a mudança deve ser sutil.

Ainda hoje, a fonte usada pela Netflix, de acordo com o Engadget, é a Gotham. Ela foi criada pela revista de moda GQ e já foi usada, desde sua criação, em uma série de publicações e campanhas, incluindo a campanha presidencial de Barack Obama em 2008. Por isso, segundo o chefe de design de marca da empresa, a Netflix Sans pode acabar dando ao serviço de streaming uma cara mais original.

Mas como o The Next Web aponta, esse não é o único motivo pelo qual a empresa resolveu criar suas próprias letras, números e símbolos. Há também a questão do dinheiro. “Desenvolver essa fonte não apenas criou um elemento único e próprio da estética da marca (…), mas também economiza milhões de dólares por ano à empresa”, diz Norton.

Esse dinheiro, segundo ele, iria para o licenciamento da fonte Gotham para uso na Netflix – algo que não é nada barato, considerando que o serviço tem milhões de assinantes em quase 200 países. Fora isso, caso alguém queira usar a fonte da Netflix, provavelmente precisará pagar o licenciamento, o que pode eventualmente gerar algum dinheiro para a empresa.

Abaixo, é possível ver algumas imagens de como o site vai ficar com a nova fonte:

 

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução