Desde que a impressão em 3D começou a se aproximar de uma forma mais intensa das vidas das pessoas, uma ideia específica já foi ventilada inúmeras vezes: a criação de casas utilizando a tecnologia. E agora um desses projetos parece pronto para sair do papel dentro de pouco tempo, capaz de construir casas inteiras de 60 metros quadrados em menos de 24 horas e com o custo de apenas US$ 4.000.

Esse é o projeto de uma startup chamada Icon, que revelou sua tecnologia durante a SXSW, evento que acontece em Austin, nos Estados Unidos. Para provar que a ideia está madura, Jason Ballard, fundador da empresa, diz que ele mesmo será a cobaia para um dos primeiros modelos, que será usado como escritório. A ideia é instalar monitores de qualidade de ar para determinar se há algum cheiro que possa vir a incomodar um morador, que poderia tornar o projeto inviável.

A ideia de Ballard é usar a impressora Vulcan para conseguir criar casas baratas e que possam ser construídas rapidamente para atender mais de 1 bilhão de pessoas que não têm acesso a uma moradia decente ao redor do planeta. Atualmente, o custo de produção de uma dessas casas de 60m² é de US$ 10 mil, mas o fundador da empresa acredita que o valor possa ser reduzido em 60% em pouco tempo.

Após um período de testes e ajustes, a meta da Icon é levar essa impressora para El Salvador, onde a empresa espera construir 100 casas utilizando sua nova técnica. Agora a questão é saber se a startup tem o que é necessário para cumprir as promessas de produzir no ritmo prometido e, mais importante, dentro do orçamento projetado. Se houver sucesso, é possível confirmar que o futuro das casas feitas com impressoras 3D finalmente chegou.