O Google anunciou nesta semana que pretende avançar com a tecnologia do AMP (Accelerated Mobile Pages) e convencer grupos que decidem padrões de internet a utilizarem o formato.
“Por mais de dois anos, a AMP tem sido um formato líder para criar experiências de usuário consistentemente excelentes na web, e o Google continua investindo fortemente nela […] Com base no que aprendemos com a AMP, agora nos sentimos prontos para dar o próximo passo e trabalhar para suportar mais conteúdos instantâneos que não estejam baseados na tecnologia”, publicou a companhia em seu blog.
O Accelerated Mobile Pages funciona de uma forma semelhante ao Instants Articles, do Facebook, que permite que as páginas sejam carregadas mais rapidamente nos dispositivos móveis. No entanto, segundo a empresa, conteúdo precisará seguir um conjunto de futuros padrões da web e atender a um conjunto de critérios, objetivos e de desempenho do usuário para serem elegíveis.
“O objetivo do Google é ampliar o suporte em recursos como o carrossel de ‘Top Stories’ [na área de busca] para o conteúdo do tipo AMP que atende a um conjunto de critérios de desempenho e experiência do usuário e implementa um conjunto de novos padrões da web”, afirma.