Em novembro do ano passado, o YouTube entrou na onda do conteúdo efêmero e estreou o próprio modo “Stories”, como o do Instagram, chamado Reels. O recurso é limitado para apenas alguns canais e, nesta semana, ganhou novidades.
Como reportou o TechCrunch, agora é possível substituir o plano de fundo de um vídeo do Reels com filtros personalizados. É o que, no audiovisual, técnicos chamam de “chroma key”, só que, neste caso, é feito em alguns toques no celular.
Confira algumas amostras da novidade:
Os pesquisadores do Google explicaram que separar primeiro plano do plano de fundo é um desafio bem maior em vídeo do que em fotos. Vale lembrar que o Google usa essa tecnologia no smartphone Pixel para criar fotos com efeito de fundo borrado.
No caso do que o Google chama de “segmentação em vídeo”, esse efeito só foi alcançado graças a uma rede neural treinada para aprender a identificar o rosto de uma pessoa e suas características principais, incluindo acessórios e maquiagem.
Filtros que alteram só o rosto são mais fáceis de fazer porque o algoritmo só precisa identificar olhos, boca e nariz. No caso dessa segmentação em vídeo, o algoritmo precisa identificar a distância do plano focal e fazer isso em alta velocidade.
O Google explica que fazer isso com equipamento de ponta é relativamente fácil. Já existem softwares que fazem essa segmentação em vídeo em tempo real, mas exigem PCs de alto desempenho e câmeras profissionais.
Fazer isso com a câmera frontal de um celular comum e criar um resultado que seja minimamente convincente é que era o desafio. A chave para um resultado convincente é conseguir fazer isso em mais de 30 quadros por segundo, imperceptível ao olho humano.
No fim das contas, os pesquisadores do Google chegaram a uma ferramenta que consegue trocar o fundo de um vídeo a uma velocidade de 40 quadros por segundo num celular como o Pixel 2, ou até 100 quadros por segundo no iPhone 7.
Por enquanto, a ferramenta está sendo testada com um pequeno grupo de usuários do recurso de stories, que por sua vez só é acessível a um pequeno grupo de produtores de conteúdo no YouTube. Ou seja, o alcance da novidade ainda é bem pequeno, mas deve aumentar com o tempo.