Vendas da Nokia superam Sony, Google e Asus no fim de 2017, diz analista

Redação12/02/2018 22h22, atualizada em 12/02/2018 22h30

20171218213638

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O retorno da Nokia ao mercado de smartphone levantou muita descrença quanto ao sucesso da marca, mas parece que a empresa está conseguindo dar a volta por cima. De acordo com analistas, a fabricante finlandesa vendeu 4,4 milhões de smartphones nos três últimos meses de 2017. O número foi suficiente para que a empresa superasse marcas de peso como a HTC, Sony, Asus e até o Google no período de Natal e ano novo.

Os dados sobre as vendas da Nokia foram revelados pelo analista Neil Shah, da Counterpoint, e publicadas pelo site GSM Arena. De acordo com o profissional, a Nokia seria detentora de 1% das vendas entre outubro e dezembro, o que a colocaria na 11ª colocação do ranking geral de fabricantes. No Reino Unido, a finlandesa ficou em terceiro lugar, enquanto ocupou a quinta colocação na Rússia, Vietnam e no Oriente Médio.

Com esses bons resultados, a Nokia ficou na frente de fabricantes tradicionais: HTC, Sony, Google, Alcatel, Lenovo, OnePlus, Gionee, Meizu, Coolpad e Asus. Os números surpreendem ainda pelo pouco tempo de participação da Nokia no mercado de smartphones Android, fabricados em parceria com a HMD Global, e após um hiato desde o fracasso com a linha Lumia com Windows Phone. Além disso, a empresa ainda não está em diversos países, como o Brasil.

Desde o seu retorno, a Nokia tem se concentrado em aparelhos com bom custo-benefício nas categorias de intermediários e de entrada. O primeiro modelo lançado em parceria com a HMD Global foi o Nokia 6, com tela de 5,5 polegadas Full HD, processador Snapdragon 430 e preço equivalente a R$ 790 na época. Ao longo do ano, vieram modelos mais poderosos como o Nokia 8 e também mais modestos.

Enquanto a linha de smartphones ainda está decolando, a Nokia segue forte no mercado de celulares mais simples. No último trimestre de 2017, a empresa ficou na primeira colocação desta categoria, com 15% de participação no mercado. Ao todo, a empresa vendeu 16,3 milhões de unidades durante as festas de fim de ano.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital