O Facebook acaba de adquirir uma startup norte-americana chamada Confirm.io. A empresa atua na área de identificação biométrica, oferecendo o serviço de confirmar a autenticidade de um documento de identidade fornecido pela internet.
A Confirm.io usava reconhecimento facial e análise de biometria para confirmar se uma pessoa na internet era a mesma quem ela dizia ser ao providenciar seu documento de identidade. O serviço era oferecido a outras empresas, e não ao consumidor final.
Agora, a Confirm.io não existe mais como uma empresa. Toda a sua equipe e propriedade intelectual passou para as mãos do Facebook, que vai encerrar os contratos com os clientes da startup. O valor da negociação não foi divulgado.
O serviço de autenticação pela internet da Confirm.io já era usado pela empresa de entrega de comida Doordash, entre outras, no processo de autenticação de motoristas parceiros. É provável que o Facebook continue usando esse sistema para fins semelhantes.
Ao solicitar a derrubada de um conteúdo ou para informar a morte de um usuário, o Facebook exige que as pessoas enviem documentos pela internet. O processo de verificação desses documentos nunca foi claro, mas tudo indica que era feito manualmente.
Com a tecnologia do Confirm.io e os seus próprios recursos financeiros, o Facebook pode automatizar esse processo todo. Outras possibilidades imaginadas pelo TechCrunch incluem o uso de autenticação biométrica para confirmar a identidade de usuários que ficarem trancados para fora da rede social, por exemplo.