No último domingo, a equipe de futebol americano Minnesota Vikings venceu, no último segundo, os New Orleans Saints em uma partida cheia de reviravoltas. O jogo foi tão emocionante que chegou a confundir alguns relógios inteligentes da Apple que, notando as alterações súbitas no ritmo cardíaco de seus usuários que assistiam o jogo, acharam que eles estavam tendo problemas do coração.
Conforme reportado pelo BGR, diversos usuários do Apple Watch receberam uma notificação do relógio durante os momentos finais do jogo. “O Apple Watch detectou uma taxa cardíaca que subiu acima de 120 BPM enquanto você parecia estar inativo durante os 10 minutos anteriores”, dizia o aviso. Picos repentinos na frequência cardíaca podem ser um sinal de problemas do coração, e por isso o relógio deu o aviso. Algumas das mensagens postadas no Twitter relatando o caso podem ser vistas abaixo:
If I was wearing an Apple Watch tonight, you’d be planning my funeral. Certainly flat lined and spiked. #vikings #skol #SkolVikings #skolchant pic.twitter.com/u3dVpJbnOE
— TC Huddle (@TCHuddle) 15 de janeiro de 2018
My #AppleWatch keeping an eye out for me at the end of that #Vikings game. Two alerts. pic.twitter.com/r2ynJEtX9b
— Mike VanDelinder (@mikethefifth) 15 de janeiro de 2018
Uma das funções do relógio inteligente da Apple é justamente a de ajudar os usuários a monitorar seus dados de saúde, como taxa cardíaca. Por isso, o fato de que ele tenha detectado a alteração súbita do batimento do coração dos usuários é relativamente bom – ainda que, felizmente, ele tenha dado um alarme falso.
POr outro lado, o aviso faz sentido diante das emoções do jogo: com os Vikings perdendo por um ponto nos últimos dez segundo, a equipe conseguiu armar um contra-ataque e realizar um “touchdown” quando o relógio estava praticamente no 0, revertendo assim o resultado e saindo vitoriosa. Esse momento pode ser visto no vídeo abaixo: