O ano de 2018 é decisivo para o Brasil devido às eleições presidenciais de outubro. O período, infelizmente, deve ser marcado por uma avalanche de desinformação de todas as partes, o que pode confundir o eleitorado e impedir que a melhor escolha seja feita. Sabendo de sua importância na disseminação de informações, o Facebook anunciou nesta quinta-feira, 4, o apoio a dois projetos que visam conscientizar e educar o público para que não caiam na armadilha do “fake news”.

A primeira iniciativa apoiada pelo Facebook é o “Vaza, Falsiane!”, um curso online e gratuito que visa ensinar o público comum a identificar informações falsas. A ideia é criar uma postura crítica que permita reconhecer sinais de que uma notícia não é verídica, contando com vídeos, listas, testes e utilizando o próprio Facebook para se comunicar com os usuários.

Já o segundo projeto é o bot para Messenger chamado Fátima. O nome parece simples, mas ele vem de uma adaptação de “FactMa”, uma abreviação de “Fact Machine” (“máquina de fatos”), criado pela agência Aos Fatos, que faz parte da International Fact-Checking Network.

O robô terá como missão conversar com usuários por meio do Messenger de forma a guiar o público para fazer a verificação de conteúdo online, permitindo realizar a checagem autônoma, sem depender de intermediários.

Os projetos são fruto de uma mesa redonda organizada pelo Facebook em setembro do ano passado. Após as discussões, foram apresentados oito projetos, entre os quais foram selecionadas as duas iniciativas mencionadas anteriormente. A expectativa é que os projetos estejam disponíveis ao público até junho.